Apple promete reduzir impacto ambiental e gera polêmica na internet

Luis Fernando Raposo
2 min readOct 20, 2020

--

Quatro modelos da nova linha do Iphone 12. Foto: Apple

Durante o lançamento do seu mais novo modelo telefônico, o Iphone 12, a Apple anunciou a todos que, a partir de agora, fone de ouvido e carregador terão que ser comprados separadamente. Apesar da polêmica, a empresa estadunidense acredita que a decisão ajudará a reduzir os impactos ambientais.

A ausência desses acessórios já vinha sendo especulada há algum tempo, mas só agora a Apple se manifestou e apresentou as justificativas que os levaram a tal decisão. São dois os pontos principais:

O primeiro é de que a retirada destes acessórios reduziria o tamanho da caixa, o que consequentemente permitiria que as transportadoras carregassem mais caixas por remessa. Com isso, menos viagens precisariam ser feitas, já que o armazenamento seria mais fácil.

Embalagem tradicional dos Iphones. Foto: Apple

O segundo argumento é o de que já há carregadores e fones de ouvido da Apple o suficiente no mundo. Segundo a declaração da Apple, há 2 bilhões de carregadores espalhados pelo mundo, sem levar em consideração as versões piratas. Logo, não seria preciso produzir ainda mais adaptadores. A não-produção diminuiria a emissão de dióxido de carbono e a necessidade de mineração.

O IMPACTO AMBIENTAL DE UM IPHONE

Desde 2007, ano do lançamento do seu primeiro modelo celular, cerca de 1.2 bilhão de Iphones foram vendidos. Para se ter noção, ecologicamente falando, do que isso significa, um iPhone 8, por exemplo, pode emitir até 57kg de CO2 durante sua vida útil, segundo números da própria Apple.

Com mais de 1,2 bilhão de iPhones vendidos desde o primeiro modelo, lançado em 2007, a Apple vem tentando se tornar uma empresa correta do ponto de vista ecológico. Há uma maior preocupação com o destino dos aparelhos e das peças, além do incentivo a reciclagem.

--

--