Nasa revela ter encontrado água na Lua

Luis Fernando Raposo
2 min readNov 4, 2020

--

Nasa anuncia a descoberta de água na Lua. Foto: Peter Komka

A Nasa revelou, nesta segunda-feira, ter encontrado água na superfície da Lua. Localizado na face que recebe a iluminação do Sol, a descoberta foi apontada como a “prova química” da existência de água na superfície lunar. Segundo a agência espacial dos Estados Unidos, foram localizadas moléculas de H2O presa em grãos minerais. O resultado foi divulgado na revista científica “Nature Astronomy”.

A descoberta foi feita pelo telescópio infravermelho Sofia. Ele é montado dentro de um Boeing 747 e voa a 11 quilômetros de altura. Assim, pode produzir imagens muito mais detalhadas do que os telescópios em solo.

Animação 3D. Nasa

A pesquisa constou que a presença de água no satélite natural da Terra se encontra em forma de molécula espalhadas umas das outras, sem interação alguma a ponto de formar gelo ou de estar na forma líquida.

Foto: reprodução

Além do mais, a água detectada está em uma concentração de 100 a 400 partes por milhão dentro da cratera Clavius. Isso é 100 vezes menos do que existe em alguns locais da Terra, como o deserto do Saara.

Segundo o estudo, trata-se da primeira vez em que um grupo de pesquisadores foi capaz de diferenciar a molécula H2O (a fórmula química da água) de outro composto químico (hidroxila, OH).

Ainda não se sabe se esta água é acessível e que meios serão necessários para aceder a estes depósitos subterrâneos, mas esta é uma descoberta muito entusiasmante para o futuro da exploração espacial, uma vez que esta água poderá ser convertida em oxigénio e até ser usada para alimentar foguetões no futuro.

--

--